Eficiência Energética

A nossa missão é eliminar o desperdício de energia no seu negócio.

NEM TODOS OS PRÉDIOS GASTAM IGUAL

Um dos insights mais relevantes que temos aprendido durante a nossa atividade no mercado é que os negócios tem desperdício maior ou menor de energia elétrica dependendo da atividade que realizam.  Escolas, escritórios administrativos, clínicas médicas, e varejo, estão no topo da lista. Todos eles podem se beneficiar de maneira importante fazendo melhor gestão de seus ativos elétricos.

As escolas, ou instituições educativas, tem demonstrado ser a atividade que gera o maior desperdício de energia, com uma média de 35 a 40%.  O principal motivo de esse desperdício e a dificuldade para sincronizar o uso de iluminação e equipamento elétrico com os períodos de utilização, quando existem pessoas, nos ambientes, sejam esses administrativos ou mesmo nas salas de aula.   Exemplo típico é um período de recesso entre aulas onde não tem ninguém na sala e o ar condicionado e lâmpadas ficam ligadas por 20 minutos – 20 minutos de jogar dinheiro no lixo.

Existem soluções simples e financeiramente viáveis ao alcance de qualquer administrador ou facility manager.

Uma das soluções mais efetivas e o monitoramento, análises de uso e automação dos equipamentos e a rede elétrica.

Geralmente se começa por colocar sensores nos espaços em questão.  Esses sensores coletam dados sobre o uso dos espaços, quando existem pessoas neles, se os equipamentos estão ligados ou não, se as portas ou janelas permanecem abertas quando o ar está ligado e coisas do tipo.  Uma vez coletados os dados, eles são apresentados para ser analisados pelo gestor, que a sua vez pode criar regras para automatizar as operações da maneira que se considere mais adequada.  

Além dos benefícios de redução da conta de energia elétrica, o gestor tem acesso a informação que lhe permite descobrir irregularidades no funcionamento de equipamento antes de que ele tenha uma falha crítica, auxiliando na manutenção preditiva e preventiva, também com resultados financeiros interessantes.

É interessante para o gestor de qualquer negócio aproveitar as novas tecnologias disponíveis no mercado visando melhor aproveitamento dos recursos da empresa.